Além dos memes “bons” (e raros) e “maus” (e ubíquos) há também aqueles que “não fedem nem cheiram”. Comumente são vendidos como GRANDES idéias. Não passam do básico-banal-primário-4dummies. Costumam aparecer em irritante frequência nas publicações da editora Abril. Você SA, VIP e Veja vivem a publicá-los na forma de “check-lists”. Quer saber se vc é boa(bom) de cama? Se está acima do peso? Se vai ser mandado embora? E por aí vai…

Mas o assunto aqui é projeto, certo? Pois bem, a Info Corporate deste mês se propõe a nos ensinar (ops.. a ensinar CIOs) a VENDER projetos. Fala que “o CIO definitivamente saiu da zona de conforto e tem sido cobrado com mais rigor para entregar projetos que atendam as necessidades de negócios da empresa”. Vamos ao genial check-list:

1. Compre primeiro, venda depois
2. Planeje sem cortar etapas
3. Construa um business plan sólido
4. Aproveite as mudanças
5. Aposte no pré-venda

Talvez percebendo que o artigo não ficou lá grande coisa (o velho estilinho ‘Computerworld’ de ser), os caras trataram de carimbar lá outras duas listas!! De uma delas:

“Conheça a estratégia da empresa, para não cometer equívocos como tentar vender um projeto de inovação quando a empresa está focada (merda de palavra) em redução de custos”.

Pode? Pode… e tem mais:

“Respeite a cultura da empresa e use a linguagem de negócios e não a técnica”.

Na outra lista, a “pá de cal”: “Como anda sua credibilidade?” E cita a fonte: Gartner e PwC. Tipo: “Não tenho nada a ver com isso”, hehehe.

Feliz o CIO que não ganhou assinatura e não desfila mensalmente nas belas páginas da revista (aliás, parece cadeira cativa – são sempre os mesmos!).