Este post é um “índice” para os (até então) 8 capítulos que compõem o artigo “Projetos SOA – Novos & Velhos Desafios”.

Trata-se de um trabalho em desenvolvimento e sua publicação aqui visa obter outras colaborações, críticas e sugestões. A intenção é promover um bate-papo (presencial, obviamente, além de uma provável apresentação) até o final do mês de agosto. Seguem abaixo os links para as 8 partes do artigo:

#1 – Introdução
#2 – Conceitos Básicos
#3 – É o Negócio, Estúpido!
#4 – O Programa SOA
#5 – Processos
#6 – MDA (Model Driven Architecture)
#7 – Os Projetos SOA
#8 – Processo de Gestão e Desenvolvimento

Além de uma série de outros motivos que não merecem tratamento aqui, a amplitude e complexidade do tema me levaram a desistir de inscrever o artigo nos eventos “V Seminário Internacional” do PMI e “Gestão de Projetos” da SUCESU-SP, do qual participei nas duas últimas edições. Há muito por fazer!

E estudar. Olhando especificamente para a “Gestão do Programa SOA” e “Gestão de Projetos SOA” dá para destacar as seguintes disciplinas:

. Mapas Estratégicos – Para a Gestão de Portfólios
. MDA (Model Driven Architecture) – Como complemento do Processo de Desenvolvimento e como framework
. RUP (Rational Unified Process) – Como base do Processo de Desenvolvimento.
. Scrum – Que selecionei como processo de Gestão dos Projetos. Um Meta-Scrum seria utilizado para gestão do Programa SOA.
. Formação de Equipes – Apresento duas estruturas, uma para o Comitê Gestor e outra para as Equipes de Desenvolvimento. Há vários perfis (oportunidades?) novos!

Se considerarmos que as “Arquiteturas Orientadas a Serviços” são, em si, uma macro-disciplina bastante nova, instigante e complexa… Pois é: há muita coisa nova (e boa) a ser estudada e, claro, IMPLEMENTADA!

Espero que o Finito seja uma boa ferramenta para que a gente possa trocar idéias e experiências. Espero mais ainda que o conteúdo apresentado seja um bom “estopim”. Let’s talk about it?