Pesquisa da McKinsey com 72 executivos de TI confirma: SOA está no topo da agenda de 64% deles. Espero que a tendência também apareça nas pesquisas com os CIO’s tupiniquins. E em seus orçamentos, é claro.

Interessante do estudo da McKinsey é a justificativa apresentada por 48% dos executivos: eles querem implementar uma SOA para facilitar a integração com seus parceiros de negócios. Das duas, uma:

  • Seus sistemas internos estão Ok (bem integrados) e não justificariam a adoção de uma SOA; ou
  • Trata-se de uma estratégia para facilitar a obtenção de investimentos – aliás, uma boa estratégia. SOA não impõe um ponto de partida, e a priorização de processos de negócios mais críticos pode acelerar o ROI e melhorar a percepção dos benefícios. Processos ‘públicos’ (que ultrapassam as fronteiras da empresa) são sempre críticos. Risco: confundir SOA com um conjunto de web services.
.:.

Joe McKendrick, da ZDNet, também elencou uma série de previsões para SOA em 2007: Melhores ferramentas (no “ano da modelagem”) e uma adoção lenta mas consistente estão entre elas. Mas a mais dramática deve preocupar o pessoal daqui também: a falta de profissionais habilitados para trabalhar na implementação e manutenção de uma SOA.