Aconteceu na última quinta (2/ago), a 2ª turma do workshop “Formação de Analistas de Negócios“, promovido pela Tempo Real Eventos. 60 participantes! 10 além do limite esperado. Um tanto além das expectativas iniciais. Ainda não recebi a compilação das avaliações mas, pelos papos pós-evento, tudo indica que foi tão legal quanto a 1ª turma. Uma coisa posso dizer: foi mais dinâmico. O que acabou gerando um pequeno atraso. Felizmente a greve do metrô não nos atrapalhou muito.

Como na turma anterior, aguardarei as avaliações para fechar esta prestação de contas. Por enquanto me limitarei a apontar coisinhas que devo providenciar para as próximas turmas (devemos ter pelo menos 3 em setembro, 2 em Sampa):

  • Iterativo & Incremental: ainda é uma dificuldade para muita gente. Acho que facilito a vida de todo mundo se levar um exemplo prático completo. Tenho certeza de que o Sr Antonio voltou para casa com a mesma opinião: “É uma cascata disfarçada”. Infelizmente não sobrou tempo para brigar com a certeza dele. Mas, se ele ficou com um pouquinho de dúvida, já me considerarei um pouquinho satisfeito.
  • Vou reduzir descrições de processos (particularmente o RUP) e deslocá-los para a parte final do workshop. Espero assim abrir mais espaço para exercícios.
  • Aliás, vou forçar um pouco mais os exercícios. Alguns deixarão de ser opcionais. Talvez eu até monte algumas “dinâmicas de grupo” (argh!). O único problema é realmente o tempo.
  • Foram vários participantes, de ambas as turmas, que sugeriram que o evento aconteça em 2 dias! Passei a bola para a turma da Tempo Real Eventos. Talvez a gente lance uma versão diferente: um dia só para Modelagem de Negócios e outro só para Engenharia de Requisitos. Talvez! Antes disso vou buscar a redução dos temas “menos relevantes”. A redução do espaço dos processos é meu primeiro alvo.
  • Mas não deixarei de brincar com o POREM e outras bullshitagenzinhas ágeis.
  • Tipo: “É difícil saber por onde começar” (trecho de um livro sobre User Stories).
  • Se a turma sai com boas pistas (sobre onde começar), considero que parte dos meus objetivos foi atingida.
  • Talvez assim fique mais fácil entender e aceitar o “É o negócio, Beócio!

.:.