web
counter
DROPS!

DROPS!

Há exatos 15 anos eu publiquei meu primeiro post. Não aqui, mas no finado Graffiti. Vou aproveitar a data para testar uma nova ideia, o ExP90 / DROPS: Dicas Rasteiras Orientadas à Prática Sistemática – ou pelo Pensamento Sistêmico, sei lá. A sigla veio por acaso, na brincadeira. Mas ficou bem legal. DROPS são vídeos de curta duração. Comento temas que, apesar de quentes, não acham espaço em meus eventos tradicionais. Neste primeiro eu falo sobre o hábito – a prática sistemática – da leitura.
 
Certificando a Maria

Certificando a Maria

Há quase um ano, em 21/4/18, a Maria deu as caras no Caipira Ágil. Ela tinha dois dias de vida. O tio coruja e sacana não pagou pelos direitos de imagem. E usou a foto como um quebra-gelo dos mais apelativos.
 
RenDanHeYi !

RenDanHeYi !

Um pouco antes de morrer, Taiichi Ohno – o pai do Sistema Toyota de Produção – foi perguntado: o que você está fazendo? Ele respondeu: pensando em formas de reduzir o tempo gasto entre o pedido do cliente e a entrada do dinheiro. Do Sistema Toyota derivamos o Lean e muito do que vemos no mundo Agile. A grande constante – obsessão? – é o tempo. Por isso falamos tanto sobre fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, otimizar fluxos, entregar continuamente etc. Talvez tenha chegado a hora da China nos sugerir um modelo – um sistema. A obsessão é outra: espaço. E isso pode mudar bastante as nossas conversas.
 
Desenhando uma Experiência

Desenhando uma Experiência

“Se você não está se divertindo, não está aprendendo. Há prazer em descobrir coisas.” - Richard Feynman
 
A Caixa de Ferramentas do PO

A Caixa de Ferramentas do PO

Não são poucos nem triviais os trabalhos do PO. Para inspirar e orientar o desenvolvimento de produtos ele precisa de boas ferramentas. Estamos cheios delas. E isso não é necessariamente bom. Sobram sobreposições e redundâncias. Faltam interfaces para que as ferramentas se comuniquem e possibilitem a construção de uma narrativa lógica e coesa. A organização da caixa de ferramentas do PO dá trabalho.
 
Os Trabalhos Essenciais do PO

Os Trabalhos Essenciais do PO

O Dono de Produtos deve inspirar e orientar o desenvolvimento de soluções criativas. Para tanto, ele assume a responsabilidade por dez trabalhos essenciais.
 
PO: Quem se Habilita?

PO: Quem se Habilita?

Não é fácil ser Dono de Produtos. Mas não precisamos levantar restrições como aquelas colocadas pela Toyota para seus engenheiros-chefe. Doze anos de formação? Não precisamos de tanto. Dez mil horas de prática? Não faria o menor sentido.
 
O PO é uma Solução Simples

O PO é uma Solução Simples

Simples, não simplista nem simplória. O Dono de Produtos nos ajuda a lidar com a complexidade sem complicação. Sua função é inspirar e orientar o desenvolvimento de soluções criativas. É fácil explicar e justificar o PO. A gente é que complica.