O Jogo dos 7 Erros para Líderes de Projetos
Oficina realmente prática e com formato inovador. O jogo se desenvolve em torno de 7 situações que normalmente desafiam os líderes de projetos. Confrontados com casos reais, os participantes devem encontrar um erro comum e elaborar soluções. Os exercícios são desenvolvidos individualmente e seguidos de um debate sobre as principais práticas e ferramentas à disposição dos líderes de projetos.
Cada situação e respectivo erro serão tratados no prazo de 1 hora, de acordo com a seguinte estrutura:
- Apresentação da Situação
- Exercício – Descoberta do erro e elaboração de alternativas
- Debate
- Conclusão
Detalhes sobre as situações não podem ser apresentadas previamente para que o “espírito” do jogo não seja comprometido. Mas podemos adiantar os temas de cada uma:
- Abertura de um Projeto / Planejamento
- Comunicação e Gestão do Relacionamento com as partes interessadas
- Priorização e Estimativas
- Formação e Gerenciamento da Equipe
- Acompanhamento e Controle de um Projeto
- Gerenciamento de Riscos & Crises
- Aprendizagem e Gestão do Conhecimento
Considerando os debates que dominam o tema nos últimos anos, é preciso dizer que este evento não tem a intenção de defender este ou aquele processo ou metodologia. Também não é um tipo de “prova de conceito” de nenhuma proposta específica. Privilegiamos práticas que podem ser adotadas nos mais diversos ambientes. Práticas que também independem de tipo de projeto e tamanho da equipe.
Público Alvo:
- Líderes ou gerentes de projetos;
- Gerentes de TI;
- Desenvolvedores e analistas.
Material Didático:
- Lâminas entregues individualmente. No início de cada exercício, elas apresentam a situação, as alternativas e o erro “escondido”.
- Na conclusão de cada exercício é entregue outra lâmina, com apresentação detalhada das alternativas de solução, comentários e referências.
- Pasta para organização e arquivamento das lâminas;
- Blocos personalizados para execução dos exercícios.
Grau de Dificuldade:
- Médio > Avançado
Pré-requisitos:
- Atuar como líder ou gerente de projetos de software; ou
- Ter muita vontade de liderar projetos. Neste caso é requerido que tenha experiência em projetos de software, trabalhando como analista ou desenvolvedor.




