• Home
  • /OPA! Oficina de Projetos de Aprendizagem

OPA! Oficina de Projetos de Aprendizagem

Aprenda a criar, produzir e aplicar treinamentos realmente eficazes.

Esta oficina apresenta uma combinação única de modelos de Design Instrucional com o método Scrum. É atual, prática e já nasce com mais de dez anos de experiências em aprendizagem e ensino.

É indicada para quem precisa estruturar cursos, multiplicar conhecimento e facilitar processos de aprendizagem, seja você um profissional da educação ou um instrutor ocasional.

OBJETIVOS

Aprender a ensinar a aprender não é um desafio pequeno em uma era de distrações mil, de rapidez e complexidade crescentes. Como desenhar aulas, cursos e oficinas que aticem a curiosidade e mereçam a atenção de uma turma? No decorrer dessa oficina vamos responder essas perguntas, explorar técnicas e trabalhar no aperfeiçoamento do seu projeto de ensino.

Você vai conhecer:

  • Modelos de Design Instrucional
  • Understanding by Design®
  • O método Scrum 
  • O Fluxo ShuHaRi
    (Abrace, Solte, Deixe Voar)

E adquirir habilidades para:

  • Desenhar aulas, oficinas e cursos 
  • Projetar exercícios e dinâmicas
  • Avaliar o desempenho 
  • Conduzir e facilitar diversos tipos de eventos de aprendizagem

PROGRAMA

A Teoria

Como Aprendemos?

  • Buscando o Fluxo
  • O Fluxo ShuHaRi
  • Imaginação, Criatividade e Inovação
  • Conhecimento, Habilidades e Atitudes
  • Como o cérebro gosta de aprender

Projetos de Aprendizagem

  • Conceitos Básicos
  • Design Instrucional
  • ADDIE e derivados
  • Learning 3.0
  • O Design Reverso ou
    Understanding by Design®
  • Conhecendo o Scrum
  • O Scrum em projetos de aprendizagem

A Prática

Desenhando

  • Definir Objetivos
  • Delimitar o Público
  • Descobrir as Evidências
  • Planejar o Evento
  • Selecionar Atividades e Dinâmicas
  • Testar e Avaliar o Projeto

Conduzindo e/ou Facilitando

  • Preparar o Ambiente
  • Quebrar o Gelo
  • Descobrir o Ritmo
  • Alternar Ritmo e Formatos
  • Avaliar o Andamento
    Revisões e Retrospectivas
  • Encerrar com Chave de Ouro
    (e sem ponto final)

PÚBLICO

  • Educadores
  • Conteudistas
  • Instrutores Ocasionais
  • Profissionais de RH
  • Coaches, Mentores e afins

CONFIGURAÇÃO

  • Carga Horária: 12 Horas
    8h (presencial) + 4h (online)
  • Apostila e Modelos
    Impresso e digital

MÉTODO

  • O programa ao lado não é apresentado de forma linear. Teoria e prática se intercalam durante todo o encontro.
  • Cada participante traz seu próprio projeto. Não há restrições de temas.
  • As aulas online, particulares, servem para fechar o projeto de cada participante.
  • Este é um trabalho em desenvolvimento (e seguirá assim por tempo indeterminado). Alterações no programa ou no formato podem acontecer sem aviso prévio.
  • As marcas® supracitadas têm dono. A informação é livre.
  • Não há como garantir que você ganhará dinheiro com seu novo produto. Apontei caminhos possíveis. Por favor, não morda meu dedo.
  • Todo o material do treinamento é liberado sob licença Creative Commons (BY-SA-NC).
    Isso significa que você pode usar, copiar e abusar. Só não pode vender uma edição da OPA! Pelo menos, não sem antes combinar comigo.

DÚVIDAS

Quer saber se seu projeto vale a pena? Tem alguma dúvida sobre esta oficina? Ou quer solicitar um orçamento para turmas fechadas? Por favor, inicie a conversa através do formulário de contato.