O Design Instrucional é a “prática de criar experiências que tornem a aquisição de conhecimentos e habilidades mais eficiente, eficaz e atraente.”¹ O Scrum é um método de gestão ágil de projetos orientado para a aprendizagem. “Avalie e Adapte” é o seu mantra. Nasceram um para o outro?

Boa parte das propostas de Design Instrucional deriva do modelo ADDIE: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (Evaluation, no original em inglês). Olhando assim, em altíssimo nível, as cinco fases fazem muito sentido. São óbvias.

Os problemas com a implementação do modelo só ganham o mesmo predicado – se tornam óbvios – em sala de aula. É quando o plano se depara pela primeira vez com o mundo real, expondo furos e detonando expectativas. Nada de novo no front,  dirão todos que lidam com projetos de qualquer natureza. Coisas da vida, dirão os conformados: é a razão de existir dos planos – decepcionar.

É importante que se diga, não é uma falha inerente ao modelo ADDIE. Como colocado, o problema está no uso que se faz dele. É produto de um vício que carregamos há séculos: o pensamento linear. É tentador pensar numa simples receita de bolo: ingredientes corretos, cinco passos e pimba: aqui está uma aula supimpa! Se fosse assim tão fácil não teria graça nenhuma.

O Scrum nos Ensina a Aprender

Se fosse para o Scrum dar uma única contribuição para o mundo de Design Instrucional seria essa: nos lembrar que somos humanos. Como tais, só carregamos três certezas absolutas na vida: 1) um dia ela acaba; Enquanto esse dia não chega nós 2) pagaremos impostos e 3) vamos errar. Sendo assim, como justificar um jeito linear de pensar? E pouco importa, como sinaliza o diagrama acima, que tenhamos vários pontos de revisão.

O Scrum nos ensina a pensar de um jeito iterativo e incremental. Em poucas palavras: desenhe um pedacinho de seu projeto, jogue-o na cova dos leões (vida real) e aprenda. Avalie e Adapte. Agora, repita acrescentando novos pedacinhos. Parece chato? É uma das coisas mais divertidas e produtivas do mundo! E uma das provas de que sim, o Scrum está para o Design Instrucional assim como o queijo está para a goiabada.

Repare: este artigo é um pedacinho. Ele antecipa a aula aberta que acontecerá na próxima semana. A aula, por sua vez, é um pedacinho da OPA! Oficina de Projetos de Aprendizagem. Espirais e fractais. Essas imagens – modelos – precisam se tornar tão comuns quanto o pensamento linear.

Notas

  1. Design Instrucional na Wikipedia (em inglês).