Ops... nem comentei o papo XP + Scrum. Ronan, pelas suas colocações, tiro duas conclusões: i) 'Modismo' é f**a; ii) não há um padrão.
Acho modismo é uma coisa fora do nosso controle, a própria Análise de Negócios é algo que está começaaando a virar modismo.
Li no seu rendiconti o relato que as últimas turmas tem sido mais cheias. Sei que a sua competência é indiscutível, mas que há um certo "barulho" em torno da Análise de Negócios atualmente, a isso há.
Quanto ao padrão. Não sei se isso é uma questão de padrão ou não. Apenas é algo que não fica tão claro para quem "vê" de fora.
A própria Análise de Negócios também gera suas dúvidas. Quantas threads já vimos sobre "Qual é a função do Analista de Negócios?", cursos de AN com conteúdo fora do escopo que achamos ideal, anúncios de emprego exigindo requisitos que achamos descabíveis e etc.
É fora de padrão? Não sei se essa seria a colocação ideal. Apesar de ser fora de padrão - O BaBok tem uma proposta não concordamos plenamento, assim como a BPM, mas ainda não sei se essa seria a colocação ideal.
Acho uma área interessante, mas que envolve vários conceitos e complexidades, não é algo de dê pra se olhar de fora (sem conhecer esses conceitos e complexidades) e ter uma visão "correta" da coisa.
Pronto, agora a thread foi pra outro lado de novo!
Na medida do possível (e do nível de sigilo que vc deve obedecer), use-nos como consultores. De preferência, aqui no fórum mesmo.
É um prazer poder contar com a ajuda de vocês
[]s
Ronan