São seis os fatores importantes que determinam a produtividade do trabalhador do conhecimento, a saber:

  1. A produtividade do trabalhador do conhecimento requer que façamos a pergunta: “O que precisa ser feito?
  2. Ela exige que coloquemos a responsabilidade pela produtividade nos próprios trabalhadores do conhecimento. Eles precisam gerenciar a si mesmos e ter autonomia.
  3. A inovação continuada tem de fazer parte do trabalho, da tarefa e da responsabilidade dos trabalhadores do conhecimento.
  4. O trabalho do conhecimento requer aprendizado contínuo por parte do trabalhador, mas também ensino contínuo.
  5. A produtivivade do trabalhador do conhecimento não é – ao menos principalmente – uma questão de quantidade produzida. A qualidade é, no mínimo, igualmente importante.
  6. Finalmente, a produtividade do trabalhador do conhecimento requer que ele seja visto e tratado como um “ativo”, e não como um “custo”, e que os trabalhadores do conhecimento queiram trabalhar para a organização.

Cada um desses requisitos – com exceção talvez do último – é quase o oposto daquilo que é necessário para se elevar a produtividade do trabalhador manual.

Peter F. Drucker (em “Desafios Gerenciais para o Século XXI“)

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Em 26/ago/06 o Graffiti também falou sobre “Fábricas de Software”.