Na última terça-feira, 26/fev, aconteceu a estréia em evento aberto da oficina “Análise e Modelagem de Negócios“. Organizado pela Tempo Real Eventos, foi realizado em Sampa. Abri a oficina com duas confissões comprometedoras: este módulo, o 1º do programa para Formação de Analistas de Negócios, é um “patinho feio”. Comparado ao seu co-irmão, o módulo “Engenharia de Requisitos“, ele é menos sexy – mais difícil de vender. Como eu disse aos participantes, não conheço a razão. Uma suspeita eu tenho: ainda não reconhecemos a importância dessa macro-disciplina, particularmente em projetos para desenvolvimento de sistemas. Para minha surpresa, 1 hora após o início do evento a sala estava completamente lotada. Gelo no abdomem.
É que minha segunda confissão era ainda mais perigosa: briguei com 3 conjuntos de exercícios e não gostei de nenhum. Cheguei para a oficina sem um conjunto pré-definido de exercícios. Explico minha dificuldade: preciso que os participantes tenham alguma “intimidade” com o negócio – conheçam seus objetivos e, particularmente, seus problemas. Inventei uma indústria, uma empresa de serviços e uma locadora de DVD’s. Nenhuma me deu a segurança necessária para a execução dos exercícios. Como o programa é extenso, temia gastar muito tempo explicando o negócio e não os conceitos e práticas que formam os verdadeiros objetivos da oficina. Resolvi desenvolver apenas alguns exemplos (ramo Seguros), para reforçar cada tipo de modelo gerado. E pedi que os participantes executassem os exercícios se baseando em sua empresa ou em algum cliente. Acabou funcionando acima de minhas expectativas. Agora espero descobrir uma maneira de fazer com que os ricos exemplos sejam compartilhados entre todos os participantes. Ao contrário da oficina Engenharia de Requisitos, todos os exercícios foram individuais.
Três dias depois, outra estréia: o 1º evento aberto longe do estado de São Paulo. Organizada pela Innovit, a oficina aconteceu na bela Floripa. O Claudio Kerber, frequentador assíduo e ativo deste espaço, participou com outros 11 colegas de empresa! Uma empresa de Blumenau* também enviou um grande número de pessoas. Ainda assim o público era bastante heterogêneo, fator que sempre enriquece os eventos. Resumindo: o evento obteve uma avaliação média de 3.41 pontos, de um máximo de 4. Espero que o resultado para todos seja o mesmo que o Kerber já manifestou neste espaço. E, claro, espero rever todo mundo na próxima oficina, dia 28/mar.
* Exceto quando necessário ou autorizado, não me sinto confortável para divulgar os nomes das empresas participantes.