Desafios são exercícios cooperativos que nos ajudam a lidar com situações complicadas pelo homem e complexas por natureza

Desafios

aprendendo como time

As habilidades necessárias para lidar com boa parte dos problemas que lhe incomodam estão aí, em seu próprio time.

Desafios oferecem a oportunidade, a organização e os métodos para analisar as ideias e tratar o problema tirando o melhor do seu pessoal.
 
Desafios não são reuniões nem sessões de brainstorming. Eles não se parecem com design sprints nem apresentam um conjunto de brincadeiras com fins motivacionais.

Desafios são exercícios cooperativos, críticos e criativos. Modelos sistêmicos, mapas e protótipos podem ser esperados após a execução de cada um deles.
 
Mas o grande trunfo do desafio não é um entregável. É a dinâmica. São as conversas e a busca por um entendimento compartilhado. Nosso principal objetivo é o time aprendendo como time.

desenhando o desafio

Cada desafio parte da melhor e mais viável configuração

Repare: a partir de cinco participantes a probabilidade de uma boa decisão passa de 50%, ou seja, fica maior do que um simples cara ou coroa.
Fonte: A Crude Look at the Whole, de John H. Miller.
Basic Books, 2016.
Precisamos de pelo menos três encontros para que 90% das informações estejam na mesa.
Os desafios finito têm de três a oito iterações com 90~180 minutos de duração cada.
Fonte: Beyond Dispute: The Invention of Team Syntegrity, de Stafford Beer. Wiley, 1994.

facilitando os debates

Os desafios são guiados por métodos de eficácia comprovada e mediados por ferramentas de última geração

Clássicos

Método dos Seis Chapéus, Team Syntegrity e Soft Systems Methodology são inspirações.

Atuais

Ferramentas digitais facilitam os debates, os trabalhos de modelagem e simulações.

Flexíveis

Métodos e ferramentas são adaptados de acordo com o tipo do desafio e o perfil de seu time.

EXEMPLOS DE USO

Desafios são particularmente úteis em dois cenários:
 
Para buscar um entendimento comum acerca de um problema que tem várias partes interessadas e nenhum dono aparente; e

Para descobrir e explorar oportunidades de melhorias em processos, projetos, produtos ou serviços.

DESENHE O SEU DESAFIO

Você não precisa pagar para ver*.
Vamos desenhar um desafio?

* A configuração e o primeiro teste podem ser gratuitos dependendo do perfil do seu desafio. Se as chances de sucesso forem mínimas, nós não desperdiçaremos nosso tempo.
Essa é a garantia que pode ser dada, além dos compromissos legais de sigilo.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley 
  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque Pensar em Sistemas é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis. 

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

A Quinta Habilidade

Saber ler, escrever, fazer contas e aprender. Habilidades à prova do tempo e viabilizadoras de novos aprendizados. Qual deve ser a nossa quinta habilidade?

Programa

Saber Pensar em Sistemas – a 5ª habilidade essencial.

Esta aula é bem diferente. Ela tem dois encontros. O primeiro é essencialmente prático: uma demonstração da aplicação da Abordagem Sistêmica para a investigação e desenho de proposta de solução para um problema complexo. 

O segundo encontro é formado por um debate e uma breve apresentação das teorias que orientam tudo o que foi visto no encontro anterior.

Veja o programa completo.

Configuração

10 - 30 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Aguarde

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa

  • Imagens do Negócio
  • Modelos que dão o que pensar
  • Há ciência por trás dos bons modelos
  • VSM: O Modelo do Sistema Viável
  • Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
  • Adendos de luxo: Diagramas Causais
  • Ferramentas e modelos específicos
  • Princípios e padrões gerais

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, especifica nem elicita (sic). Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

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