FAN Essencial
Conversas e Requisitos
A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil de um projeto. Nenhuma outra compromete tanto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida.
- Fred Brooks
Utilizo a mesma citação desde a primeira edição do FAN, em junho de 2007. Naquela época ainda não tínhamos a computação em nuvem nem inteligências artificiais prontas para uma conversa. Muita coisa mudou desde então. Mas a certeza de Brooks se mantém. Porque projetos continuam fracassando “por causa dos requisitos”.
Bons requisitos são resultado de boas conversas. Boas conversas sobre produtos e projetos são necessariamente interdisciplinares, criativas e visuais. Boas conversas são coisa de gente, ainda que possam contar com um ou outro pitaco artificial.
Este FAN Essencial cuida só disso: de boas conversas sobre bons requisitos. Apresenta novas ferramentas e métodos. Mas mantém a essência que o trouxe até aqui.
O FAN Essencial vai te mostrar como
- Organizar e conduzir entrevistas e oficinas de requisitos
- Desenhar mapas e modelos para facilitar e orientar as conversas
- Elaborar perguntas de forma a enriquecer entendimentos e requisitos
- Registrar requisitos de modo a testar e formalizar entendimentos
- Mapear requisitos para guiar e garantir a gestão de seu ciclo de vida
- Usar IAs para descobrir pontos cegos, testar requisitos e gerar documentos
O curso tem
- Aulas online e sempre ao vivo
- Carga horária de 12 horas (6 encontros, 2 por semana)
- Material didático no NotebookLM, em PDF e MD
- Debates e exercícios com participação de IAs
Inscrições Abertas
De 6 a 22 de outubro
Segundas e quartas, das 19h às 21h
De 7 a 23 de outubro
Terças e quintas, das 7h30 às 9h30
R$ 695
Para inscrições até 21/Set
Preço normal: R$ 990
Programa
Organizar e conduzir entrevistas e oficinas de requisitos
- Para início de conversa, você sabe com quem está falando?
- Configurando encontros, conversas e debates
- Conduzindo encontros: pilotos, navegadores e cartógrafos
- Quando a conversa não basta: pesquisas e observações
- Quando a encrenca é grande: oficinas e mapas
Desenhar mapas e modelos para facilitar e orientar as conversas
- Comece pelos porquês
- A teoria da relatividade dos porquês, quês e comos
- Mapeando sistemas e processos
- Requisitos ≠ Regras de negócio, diferença que faz toda diferença
- Contra a confusão e conflitos: Mapas de Diálogos
- Para estratégia e posicionamento: Mapas Wardley
- Para o desenho da solução: Mapa de Histórias
- Alternativas: Domain-Driven Design, EventStorming e Domain Storytelling
Elaborar perguntas de forma a enriquecer entendimentos e requisitos
- O cliente não sabe o que quer ou a gente não sabe perguntar?
- Separando as necessidades das vontades e caprichos
- Separando as novidades das mudanças e correções
- Descobrindo funções, atributos e restrições
(ex- requisitos funcionais e não-funcionais) - Classificando restrições: não-posso, não-consigo, não-quero
- Perguntas que precisam ser feitas (como e quando fazê-las)
- Perguntas que não devem ser feitas (como evitá-las)
- Tratando ruídos, ambiguidades e dúvidas
- Lidando com clientes nervosos, usuários ansiosos e devs cansados
(ex- requisitos funcionais e não-funcionais)

