Oficina de sistemas

o.fi.ci.na s.f. 1 lugar onde se fabrica ou conserta algo 2 seminário ou curso intensivo de curta duração.

A Oficina de Sistemas atende aos dois significados. É um curso que mostra como ferramentas e métodos sistêmicos podem ajudar uma organização a consertar e lidar com sistemas e problemas complexos.

Se você quer mostrar às pessoas um novo jeito de pensar, não gaste seu tempo tentando ensiná-las. Em vez disso, dê-lhes uma ferramenta cuja utilização levará a novas formas de pensar.
- Buckminster Fuller

Esta oficina foi desenhada para motivar e orientar o desenvolvimento das habilidades coletivas que são cruciais nestes tempos de muita confusão e incertezas. Esse é o tipo de capacidade que não se contrata, não se compra nem se cria na base da persuasão ou imposição. Essas aptidões precisam ser desenvolvidas. A Abordagem Sistêmica - naturalmente interdisciplinar e inclusiva - é a melhor maneira de fazer isso.

Ao término da oficina os participantes estarão melhor preparados para

  • Criar um entendimento compartilhado sobre determinado sistema, situação ou problema.
  • Estudar e modelar sistemas usando os métodos e ferramentas mais adequados para determinado contexto.
  • Desenhar e facilitar diálogos sistêmicos.
  • Capturar e estruturar conversas e debates na forma de mapas sistêmicos.
  • Gerar ativos de conhecimento prontos para uso imediato a partir de modelos e mapas.

Configuração

  • De 9 a 30 participantes.
  • Carga horária de 12 ou 24 horas.
  • Formatos presencial, online ou híbrido.

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Habilidades Coletivas

Não se aprende sozinho o que só se faz em conjunto. Equipes esportivas treinam. Bandas ensaiam. E os seus times, aprendem quando? Como? Esta Oficina de Sistemas lhe dá oportunidade, método e jeito.

Método e Jeito

A oficina depende de um bom tema, de um problema que faça jus à fama de complexo. Porque se não há contexto nem desafio, não há sentido nem comprometimento. A descrição do tema em uma ou duas frases é suficiente.
 
São candidatas ideais a tema da oficina quaisquer situações que envolvam pelo menos uma das seguintes características:

  • Bom número de partes interessadas, interessantes e encrenqueiras;
  • A necessidade de desenvolver entendimento comum e engajamento;
  • Processos burocráticos, lentos, ineficazes e/ou detestados;
  • Muitas dúvidas em relação à viabilidade de uma ideia ou produto;
  • Problemas reincidentes ou repletos de efeitos colaterais indesejados;
  • Aquele frio na barriga e uma grande dificuldade em tomar decisões.

Dado o tema, fica mais fácil escolher os participantes da oficina. A diversidade é requerida e justifica o quórum mínimo de nove pessoas. É importante que todas as áreas envolvidas estejam representadas. Os participantes se organizam em três equipes.
 
A oficina tem de 5 a 10 encontros. Cada encontro tem duas horas de duração. Os participantes são convidados a enxergar e explorar o tema usando seis lentes sistêmicas:
14_Pyramid

Emergência

Tudo o que nasce, brota, cai, exala ou resulta de um sistema - intencionalmente ou não.

43_Map

Ambiente

Onde as propriedades emergentes são percebidas. Quem se interessa? Quem participa? Quais e como são as fronteiras?

6_Refresh Arrow

Comportamento

Toda a dinâmica do sistema, tanto em relação ao ambiente quanto internamente. Como ele funciona?

70_Network

Estrutura

Os componentes do sistema, seus relacionamentos e interdependências. Como ele está desenhado? Como se organiza?

35_Speech Bubble

História

Como o sistema se desenvolveu e chegou até aqui? Quais eventos marcam a sua história?

29_Petals

Perspectivas

Quem falou? Um argumento, que pode combinar quaisquer itens acima, partiu do ponto de vista de quem?

Esta oficina foi concebida para melhorar e estruturar diálogos.
Nós mapeamos:

  • Ideias: todas as sugestões apresentadas e suas relações com o tema principal.
  • Argumentos: a favor e contra determinada ideia.
  • Evidências: fatos que sustentam um argumento ou a própria ideia.
  • Impressões: opiniões, suposições ou sentimentos associados a qualquer elemento acima.
  • Dúvidas: questões vinculadas a qualquer outro item.
  • Conceitos: definições necessárias para o entendimento de qualquer ponto discutido.

Argumentos, evidências e impressões devem estar vinculados a uma ideia ou relacionados entre si. Ideias podem ser detalhadas, combinadas ou confrontadas. Toda essa dinâmica - a descoberta e exploração de relações causais, dependências e conflitos - é capturada na forma de mapas sistêmicos.

Os mapas refletem o entendimento compartilhado de forma totalmente visual e sem esconderijos. A explicitação e separação de fatos e opiniões nos ajuda a desenvolver alinhamento e a reduzir mal entendidos. O que não significa dizer que não haverá concorrência nem conflitos.

Em todos os encontros ocorre uma colisão programada. Um time funciona como crítico dos outros dois. Seus argumentos e sugestões são colocados no mapa. Não se trata de um jogo. Este confronto é mais um mecanismo de aprendizado e cooperação. Porque saber observar, ouvir, receber críticas e encontrar pontos de convergência são habilidades dialógicas que estão no escopo da oficina.

Os últimos encontros são reservados para os processos de clusterização e síntese. Dos mapas podemos derivar diversos tipos de ativos de conhecimento, dependendo do tema e das necessidades da organização. Podemos gerar modelos de domínio, mapas de histórias, ontologias ou knowledge graphs, por exemplo - recursos prontos para uso imediato.

Saiba mais

Solicite contato, agende um test drive e receba o programa completo da Oficina de Sistemas.

Observações

  • Todos os componentes desta oficina vêm sendo testados há anos. Entretanto, é a primeira vez que eles aparecem agrupados em um sistema de aprendizagem.
  • Por isso as primeiras turmas acontecerão com preços e condições especiais de contratação. Solicite contato para conhecê-las. 
  • Cada encontro da oficina dura exatos 120 minutos. A contratante pode programar 1, 2 ou 3 encontros por dia, dependendo da urgência e da disponibilidade dos participantes e facilitadores.
  • A duração total de 12 ou 24 horas é acertada caso a caso. A complexidade do tema proposto indica a melhor opção.
  • Mesmo na versão presencial, todos os mapas e diagramas são registrados em ferramentas digitais.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley 
  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque Pensar em Sistemas é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis. 

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

A Quinta Habilidade

Saber ler, escrever, fazer contas e aprender. Habilidades à prova do tempo e viabilizadoras de novos aprendizados. Qual deve ser a nossa quinta habilidade?

Programa

Saber Pensar em Sistemas – a 5ª habilidade essencial.

Esta aula é bem diferente. Ela tem dois encontros. O primeiro é essencialmente prático: uma demonstração da aplicação da Abordagem Sistêmica para a investigação e desenho de proposta de solução para um problema complexo. 

O segundo encontro é formado por um debate e uma breve apresentação das teorias que orientam tudo o que foi visto no encontro anterior.

Veja o programa completo.

Configuração

10 - 30 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Aguarde

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa

  • Imagens do Negócio
  • Modelos que dão o que pensar
  • Há ciência por trás dos bons modelos
  • VSM: O Modelo do Sistema Viável
  • Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
  • Adendos de luxo: Diagramas Causais
  • Ferramentas e modelos específicos
  • Princípios e padrões gerais

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, especifica nem elicita (sic). Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

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