Oficina de sistemas

VAMOS COLOCAR O SISTEMA NA SALA.
Se o problema é sistêmico - e todos parecem concordar com isso - então a solução precisa ser sistêmica. Vamos reunir todo mundo, ignorando as divisões e os silos. Vamos provocar conversas, críticas e sugestões. Porque as nossas dificuldades não são técnicas. Elas são políticas. E não serão resolvidas sem conversas difíceis. Façamos com que elas sejam transparentes, respeitosas e produtivas.

QUANTO PIOR O ESTADO DO SISTEMA, MELHOR.
Quanto mais complicado e conflituoso for o sistema, maior o potencial de ganhos desta oficina. Estamos falando sobre aquele projeto que te rouba o sono; Sobre os processos que vivem sendo remendados; Daquelas áreas que mal se falam apesar da absoluta necessidade de cooperação; Estamos falando sobre a aplicação que só faz acumular reclamações e débitos técnicos - com juros!

Se você quer mostrar às pessoas um novo jeito de pensar, não gaste seu tempo tentando ensiná-las. Em vez disso, dê-lhes uma ferramenta cuja utilização levará a novas formas de pensar.
- Buckminster Fuller

Novas formas de pensar e lidar com problemas; Novas formas de aprender e cooperar; Decisões melhores e mais robustas porque foram tomadas em conjunto por todos que têm a pele em jogo. Esses são os resultados esperados de uma Oficina de Sistemas. De uma oficina executada com jeito.

toró

OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA. OFICINAS DE PINTURA. 

A Oficina de Sistemas tem propósito semelhante: estimular e orientar exercícios que visam o nosso aperfeiçoamento. A diferença está no objeto de estudo. Nesta oficina nós queremos melhorar os nossos sistemas.

Precisamos entender que tudo é ou um sistema ou parte de um. Esse jeito de estudar e lidar com as coisas revela entendimentos e soluções que dificilmente aconteceriam de outra maneira. 

JEITO SISTÊMICO

Usamos seis lentes para apreciar o sistema. Desenvolvemos mapas para nos posicionar e projetar futuros. Todo o diálogo é modelado. Propostas e argumentos são explicitados de forma a motivar o debate de ideias e minimizar ataques pessoais. As conversas são conduzidas de forma a incentivar e respeitar todas as perspectivas e opiniões. Sem mágica. Com jeito. Com resultados.

Lentes

14_Pyramid

Emergência

Para ver tudo o que nasce, brota, cai, exala ou resulta de um sistema - intencionalmente ou não.

43_Map

Ambiente

Para conhecer e mapear o macrossistema e todas as partes interessadas, os beneficiários e as vítimas do sistema.

6_Refresh Arrow

Comportamento

A dinâmica do sistema, seus laços e balanços, hábitos e vícios.

70_Network

Estrutura

Para ver como o sistema está desenhado e como as suas partes interagem com o ambiente e entre si.

35_Speech Bubble

História

Como o sistema chegou até aqui?

29_Petals

Perspectivas

Quem falou? Como as diversas partes envolvidas enxergam o sistema?

Configuração

  • A oficina tem 10 encontros de duas horas.
  • Podemos ter 2 ou 3 encontros por dia, dependendo da urgência e da disponibilidade dos participantes.
  • É sugerido um quórum entre 9 e 30 participantes, incluindo IAs.
  • Há uma correlação entre o número de participantes e a qualidade das decisões. 
  • Os participantes são organizados em três times.
  • A oficina alterna cooperação e competição. Os times se revezam na função de críticos.

Agenda

Quórum

Saiba mais

Solicite contato, agende um test drive e receba o programa completo da Oficina de Sistemas.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley 
  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque Pensar em Sistemas é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis. 

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

E se você pudesse dar uma olhada no Curso de Pensamento Sistêmico da mesma forma como aprecia uma bela vitrine? Você pode. Com hora marcada e serviço de concierge!

PROPOSTA

Neste encontro você experimenta o curso todo, inclusive exercícios, ferramentas e material didático. Se gostar do que viu, tem um belo desconto para contratar o curso inteiro. Se não curtir, pelo menos leva para casa alguma noção sobre o que significa Pensar em Sistemas.

A degustação custa R$89 e vale R$150 de desconto na contratação do curso completo. Ou seja, você pede um e ganha dois empurrões para contratar o curso. Que tal?

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

A Quinta Habilidade

Saber ler, escrever, fazer contas e aprender. Habilidades à prova do tempo e viabilizadoras de novos aprendizados. Qual deve ser a nossa quinta habilidade?

Programa

Saber Pensar em Sistemas – a 5ª habilidade essencial.

Esta aula é bem diferente. Ela tem dois encontros. O primeiro é essencialmente prático: uma demonstração da aplicação da Abordagem Sistêmica para a investigação e desenho de proposta de solução para um problema complexo. 

O segundo encontro é formado por um debate e uma breve apresentação das teorias que orientam tudo o que foi visto no encontro anterior.

Veja o programa completo.

Configuração

10 - 30 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Aguarde

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa

  • Imagens do Negócio
  • Modelos que dão o que pensar
  • Há ciência por trás dos bons modelos
  • VSM: O Modelo do Sistema Viável
  • Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
  • Adendos de luxo: Diagramas Causais
  • Ferramentas e modelos específicos
  • Princípios e padrões gerais

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, especifica nem elicita (sic). Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

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