Histórias são lembretes ou lembranças de conversas. Elas falam do negócio e sempre retratam alguém trabalhando, gerando valor. Por que a gente complicou tanto?
Esta aula mostra, de ponta a ponta, como é o trabalho com User Stories e ferramentas correlatas. Ilustra como as boas histórias podem inspirar e orientar o trabalho criativo.

PROGRAMA
Histórias são convites para conversas
- Depois, viram o souvenir de um papo bom
Por que devemos evitar o termo Requisito e derivados
As Boas Histórias têm apenas um assunto: o NEGÓCIO
- Boas histórias acontecem no mundo real
- Boas histórias têm AÇÃO
- Boas histórias geram VALOR
As Boas Histórias provam o seu VALOR…
- … e justificam o seu CUSTO
Histórias de Valor
- OKR
- ROI, CoD e outras formas eficazes de encher linguiça
As Histórias escritas
- User Stories
- Job Stories
- Use Cases
Critérios de Aceitação
- x Regras de Negócios
- x Requisitos não-funcionais (sic!)
INVEST, Definition of Ready, Definition of Done e outras INVENÇÕES perigosas
As Boas Histórias (nem sempre) são pequenas
- Quebrando épicos e histórias
- Combinando e mesclando histórias
Organizando as Histórias
- User Story Mapping
- Além das histórias, o que mais pode haver em um backlog
- Spikes e outras histórias divertidas
Refinando e Priorizando Histórias
- Quando ocorre o refinamento (antigo grooming)
Moço, é agora que a gente fala sobre as tasks?
CRITÉRIOS DE ACEITE
- Entendi por que toda boa história só tem um assunto: o NEGÓCIO;
- Aprendi a usar Histórias para promover e organizar conversas;
- Sei provocar, diferenciar e definir critérios de aceitação;
- Compreendi as razões para evitar o uso do termo requisito e dos verbos normalmente associados a ele: coletar, levantar, especificar, elicitar (sic);
- Aprendi a diferenciar, fatiar, estruturar e priorizar histórias e épicos;
- Criei coragem para substituir o batido backlog unidimensional por um belo Mapa de Histórias.
DURAÇÃO
- 4 horas em dois encontros online
VOCÊ RECEBE
- Apostila
- Guia de leitura