Histórias são lembretes ou lembranças de conversas. Elas falam do negócio e sempre retratam alguém trabalhando, gerando valor. Por que a gente complicou tanto?

Esta aula mostra, de ponta a ponta, como é o trabalho com User Stories e ferramentas correlatas. Ilustra como as boas histórias podem inspirar e orientar o trabalho criativo.Histórias são convites para conversas

  • Depois, viram o souvenir de um papo bom

Por que devemos evitar o termo Requisito e derivados

As Boas Histórias têm apenas um assunto: o NEGÓCIO

  • Boas histórias acontecem no mundo real
  • Boas histórias têm AÇÃO
  • Boas histórias geram VALOR

As Boas Histórias provam o seu VALOR…

  • … e justificam o seu CUSTO

Histórias de Valor

  • OKR
  • ROI, CoD e outras formas eficazes de encher linguiça

As Histórias escritas

  • User Stories
  • Job Stories
  • Use Cases

Critérios de Aceitação

  • x Regras de Negócios
  • x Requisitos não-funcionais (sic!)

INVEST, Definition of Ready, Definition of Done e outras INVENÇÕES perigosas

As Boas Histórias (nem sempre) são pequenas

  • Quebrando épicos e histórias
  • Combinando e mesclando histórias

Organizando as Histórias

  • User Story Mapping
  • Além das histórias, o que mais pode haver em um backlog
  • Spikes e outras histórias divertidas

Refinando e Priorizando Histórias

  • Quando ocorre o refinamento (antigo grooming)

Moço, é agora que a gente fala sobre as tasks?

  • Entendi por que toda boa história só tem um assunto: o NEGÓCIO;
  • Aprendi a usar Histórias para promover e organizar conversas;
  • Sei provocar, diferenciar e definir critérios de aceitação;
  • Compreendi as razões para evitar o uso do termo requisito e dos verbos normalmente associados a ele: coletar, levantar, especificar, elicitar (sic);
  • Aprendi a diferenciar, fatiar, estruturar e priorizar histórias e épicos;
  • Criei coragem para substituir o batido backlog unidimensional por um belo Mapa de Histórias.
  • 4 horas em dois encontros online
  • Apostila
  • Guia de leitura