“A melhoria contínua exige comprometimento com o aprendizado.” – David A. Garvin

Uma organização tradicional lida com um conjunto de projetos em determinado espaço de tempo. Cada projeto que se encerra é uma oportunidade exclusiva para a captura de experiências. Projetos executados em paralelo representam chances únicas de colaboração e compartilhamento de conhecimentos. Porém, a inexistência de processos formais de aprendizado, que tirem proveito real dessas “fábricas de conhecimento”, gera problemas que, infelizmente, são bastante comuns atualmente(6):

•Trabalho redundante – As equipes podem enfrentar problemas semelhantes o tempo todo. A “reinvenção da roda” ocorre por vaidade, mas também por desconhecimento das atividades alheias;

•Erros reincidentes – A falta de processos robustos para troca de experiências resulta na insistente repetição de experiências mal sucedidas e das tomadas de decisão desastrosas;

•Não compartilhamento das boas idéias – Uma prática comprovadamente eficaz pode ficar restrita à equipe que a descobriu/desenvolveu, se não existir uma cultura de colaboração e processos que apoiem a efetiva troca de experiências. Normalmente o que se vê é a noção de que “informação é poder”;

•Dependência de alguns poucos colaboradores – conseqüência do problema anterior. O conhecimento sobre determinados clientes, processos, ferramentas e tecnologias fica fechado em torno de alguns poucos colaboradores. Esses “silos” impedem que a organização tire total proveito de seu capital intelectual.

O diagnóstico posterior de determinado projeto costuma apontar problemas mais visíveis, como orçamentos estourados, prazos não atendidos e clientes insatisfeitos com a qualidade dos produtos gerados. Os problemas listados acima não são as únicas explicações para projetos fracassados, mas um projeto mal sucedido costuma apresentar alguns desses sintomas. Ou todos.

A adoção de processos de aprendizado que envolvam todas as pessoas que trabalham, direta ou indiretamente, com projetos de natureza semelhante, pode, no decorrer do tempo, minimizar substancialmente a incidência dos problemas reportados acima.

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6.“Knowledge Management in Inter-Project Learning”, Daniel Fitzek

ITEM-HSG Universität St.Gallen (2002)