• Home
  • /Design de Negócios Viáveis

Design de Negócios Viáveis

A complexidade veio para ficar. E só vai aumentar.
Seu negócio ou ideia de negócio sobrevive a ela? Quer testar?

Este é um evento diferente, parte oficina, parte laboratório.
100% prático, te convida a revisitar o seu modelo de negócio utilizando diferentes perspectivas e ferramentas.

Vamos percorrer duas trilhas. A primeira é guiada pelo consagrado Business Model Canvas (BMC). Em paralelo, você vai conhecer e aplicar 12 técnicas orientadas pelo Pensamento Sistêmico e o Modelo de Sistemas Viáveis.

Design de Negócios Viáveis

OBJETIVOS

  • Para empresários, empreendedores, gestores e investidores: validar um modelo ou diagnosticar um negócio em operação.
  • Para analistas, consultores e curiosos em geral: conhecer um conjunto muito bem amarrado de métodos e ferramentas.

AGENDA

Aguarde

ROTEIRO

Prólogo

  • A sua ideia / seu negócio no Business Model Canvas

Primeiro Ato – Operações & Relacionamentos

  • O desafio proposto por Drucker: vamos CRIAR UM CLIENTE
    – JTBD: Jobs to be Done
    – Mapa de Expectativas
  • Problema delimitado, hora de ELABORAR SOLUÇÕES
    – Mapa de Alternativas
    – Matriz Benefício / Custo
    – Visão + Proposta de Valor
    – A Jornada do Cliente (Service Blueprint)
  • Começa o drama: O QUE VOCÊ GERENCIA?
    – Balanços e Balancetes
    – Forças e Fraquezas
    – Oportunidades e Ameaças
    – Mapa Causal (Causal Loop Diagram)

Segundo Ato – Transições

  • Aumenta a tensão: FUTUROS POSSÍVEIS
    – Mapa de Intervenções Possíveis
    – Mapa das Partes Interessadas
    – Mapa de Talentos (Matriz Will X Skill)
  • A evolução do protagonista: PEQUENAS E GRANDES VITÓRIAS
    – OKR: Objectives and Key Results
    – LogFrame: Logical Framework
    – Lean Change Management

Terceiro Ato – Identidade & Propósito

  • Resolução, O NEGÓCIO REVISTO
    – Modelo Cultural
    – BMC Revisitado

Epílogo

  • Quem disse que acabou?

PÚBLICO

  • Empresários
  • Empreendedores
  • Gestores
  • Investidores
  • Analistas
  • Consultores

CARGA HORÁRIA

  • 7 horas no encontro presencial
  • 2 horas em aula particular individual

MATERIAL DIDÁTICO

  • Apostila
  • Kit com todas as ferramentas utilizadas
  • Nos formatos impresso e digital

MÉTODO

  • São 14 atividades práticas, com duração média de trinta minutos cada uma.
  • Cada participante trabalha em seu próprio modelo de negócio.
  • A parte teórica é entregue antes do encontro, através da apostila e de uma canal para dúvidas.
  • Este é um trabalho em desenvolvimento. Alterações no programa ou no formato podem acontecer sem aviso prévio.
  • Todo o material do treinamento é liberado sob licença Creative Commons (BY-SA-NC).
    Isso significa que você pode usar, copiar e abusar. Só não pode vender uma edição desta oficina. Pelo menos, não sem antes combinar comigo.

DÚVIDAS

Tem alguma dúvida sobre este evento? Quer fazer alguma sugestão? Ou solicitar um orçamento para turmas fechadas? Por favor, inicie a conversa através do formulário de contato.