Vai fazer seu 1o aniversário meu estudo sobre o ‘Aprendizado inter-projetos’ (former “Gestão de Conhecimentos Entre Projetos”).
Queria aprender a disciplina que faz um ‘pesquisador’ se dar por satisfeito…
Nessa minha pesquisa, particularmente, não há fim!!!
Depois de muito material ‘técnico’, mergulhei no livro “Criatividade” de Domenico de Masi. Não era intenção que ele servisse para meu estudo, mas é impossível desvinculá-los.
De Masi preocupa-se, particularmente, com o funcionamento de grupos criativos. Disseca as experiências, contexto e práticas dos grandes filósofos gregos, dos gênios da renascença e assim por diante (lá pela página 200, d’um total de 700, mais ou menos) ele chega na idade média. Partiu da pré-história…
O ponto central da ‘tese’ do De Masi é título de outro livro seu, “A Emoção e a Regra”.
A combinação da disciplina (linha reta, rio Nilo…) com a liberdade (curva, Tigre e Eufrates…) seria o ponto em comum de todos os grupos ou movimentos ‘criativos’ da história da humanidade. A parte ‘curva’ do modelo(?) confunde-se com seu mantra mais popular, o “Ócio Criativo”.
A provocação definitiva de um dos meus provocadores prediletos: serei forçado a ‘sugerir’ que equipes de projetos desenvolvam atividades ‘ociosas’… hehehe – se é que vcs me entendem…