Inspirar e orientar de forma inteligente e criativa o trabalho de pessoas inteligentes e criativas. 

Não são poucos nem simples os trabalhos de um Dono de Produtos. Ele é, por definição, um Solucionador de Problemas dos novos tempos. Um profissional que demanda um conjunto variado, flexível e coerente de conhecimentos, habilidades e ferramentas.

Existem vários cursos e certificações por aí.
A conversa aqui é um tanto diferente.

  • Compreender e definir um problema
  • Conhecer as pessoas envolvidas e seus interesses
  • Elaborar e testar hipóteses
  • Criar a Visão e o Roadmap do Produto
  • Negociar objetivos e indicadores
  • Desenhar o produto contando Histórias
  • Criar e testar protótipos
  • Priorizar e gerenciar o Backlog do Produto
  • Apoiar o time de desenvolvimento
  • Acompanhar a evolução do produto
  • O Modelo SEA
    Sistêmico, Enxuto e Ágil
  • Conceitos de Design e UX
  • Conceitos de Gestão de Produtos
  • Noções de Análise e
    Modelagem de Negócios
  • Além de um variado conjunto de ferramentas
  • Aulas práticas e interativas
  • Utilizando ferramentas de última geração
    Zoom, Trello, Slack, Miro
  • 9 horas / 6 módulos
  • Desenhe um produto real
  • enquanto forma os seus POs
  • 20 horas
  • agora também online
  • A oficina clássica
  • Com muita prática e interação
  • 14 horas
  • Em dois dias consecutivos

O Dono do Produto

  • Origem: O Engenheiro-Chefe da Toyota
  • Conhecimentos e Habilidades Essenciais
  • Responsabilidades: Inspirar e Orientar

Sobre Organizações e Times

  • Autonomia e Auto-organização
  • Autonomia x Alinhamento
  • O Time dos Sonhos

Sobre Modelos e Métodos

  • Scrum, Kanban, Lean, Agile, UX…
    Prováveis Próximos Passos
  • O Modelo SEA: Sistêmico, Enxuto e Ágil

O Produto

  • Descobrir
    – Definindo o(s) Problema(s)
    – De Fora para Dentro: Sempre!
    – Conhecendo as Pessoas Envolvidas, seus Interesses e Perspectivas
    – Descobrindo Valores, Objetivos e Resultados-Chave
  • Explorar
    – Rabiscando e Testando Hipóteses
    – Produtos, Serviços e a Experiência de Clientes e Usuários
    – Criando a Visão do Produto
    – Desenvolvendo e Testando Protótipos
    – Interagindo com Clientes, Usuários e outros interessados
    – Desenhando o Produto, Contando Histórias
    – User Story Mapping
    – Criando o Roadmap e o Backlog do Produto
  • Desenvolver
    – Priorizando o Backlog do Produto
    – Gerenciando e Refinando o Backlog
    – Apoiando o Time
    – Aplicando Testes
  • Entregar
    – Acompanhando a Evolução do Produto
    – Medindo o que Interessa
    – Aprendendo e Crescendo com o Time
  • Apostila
  • Kit de ferramentas
  • JTBD (Jobs to be Done)
  • Mapa de Transformações
  • Mapa de Alternativas
  • Matriz SWOT
  • Matriz Benefício / Custo
  • 5 Porquês
  • Value Stories
  • Job Stories
  • User Stories
  • * Story Mapping
  • OKR (Objectives and Key Results)
  • RoadMap + OKR
  • Backlog (como um Mapa)
  • LogFrame (Logical Framework)
  • Strategy Canvas
  • Validation Board
  • Product Vision Board
  • Personas
  • Mapa de Stakeholders