Aulas entregam os conceitos e ferramentas essenciais para o desenvolvimento de novas habilidades

subindo o sarrafo

Nada de habilidades comuns, dessas que não exigem muito esforço, interações e feedback.
 
Vamos desenvolver competências que aumentam as nossas chances de diferenciação e integração

"O começo é metade do todo."
- Pitágoras
O ponto de partida faz toda a diferença na forma como nós entendemos e planejamos o desenvolvimento de novas habilidades. É crucial saber o que vamos ganhar e todas as dificuldades que podemos enfrentar antes de nos comprometermos com o investimento.
 
Há competências que, dizem, custam 10 mil horas!
 
As aulas foram desenhadas para apresentar - em 3 horas - tudo que precisamos saber sobre determinada habilidade antes de assumirmos o compromisso: Conceitos e ferramentas essenciais, indicações de uso, tendências, ameaças e roteiros de estudos.  

aulas sempre ao vivo e online

Nunca gravadas. Porque as interações que ocorrem durante as aulas são parte crucial do processo de aprendizado.

As aulas têm duração de três horas distribuídas em dois encontros de 90 minutos. O sono que ocorre entre os encontros também faz parte do processo.

Além da apostila e ferramentas em formato digital, você recebe um guia no ato da inscrição e sugestões de leituras e exercícios depois da aula.

Você pode se inscrever em uma turma pública ou contratar uma edição fechada para o seu time. Use o formulário abaixo para receber a agenda de turmas abertas ou para solicitar um orçamento.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça. - Einstein

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Turma aberta em Fevereiro

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Pensar em Sistemas

Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda, ensinou Einstein.

Programa

  • Afinal, o que é Pensar em Sistemas*?
  • Para que serve esse jeito de pensar e agir?
  • Aonde eu posso aplicá-lo?
  • Como?
  • Quais são as principais propostas, metodologias e ferramentas?
  • Quem disse?
  • Por onde eu começo?

* Spoiler: não há nada de esotérico, místico ou quântico. Podes crer!

Configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa: bons modelos para

  • Enxergar o negócio e seu ambiente
  • Estudar os clientes e outras partes interessadas
  • Desenhar produtos e serviços
  • Entender o que o seu pessoal faz
  • Descobrir oportunidades de melhorias e saber aproveitá-las
  • Contar histórias e explorar novas ideias

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, documenta nem elicita (sic). Nós descobrimos histórias e exploramos possibilidades. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Turma aberta em Fevereiro

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Pensar em Sistemas

Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda, ensinou Einstein.

Programa

  • Afinal, o que é Pensar em Sistemas*?
  • Para que serve esse jeito de pensar e agir?
  • Aonde eu posso aplicá-lo?
  • Como?
  • Quais são as principais propostas, metodologias e ferramentas?
  • Quem disse?
  • Por onde eu começo?

* Spoiler: não há nada de esotérico, místico ou quântico. Podes crer!

Configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa: bons modelos para

  • Enxergar o negócio e seu ambiente
  • Estudar os clientes e outras partes interessadas
  • Desenhar produtos e serviços
  • Entender o que o seu pessoal faz
  • Descobrir oportunidades de melhorias e saber aproveitá-las
  • Contar histórias e explorar novas ideias

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, documenta nem elicita (sic). Nós descobrimos histórias e exploramos possibilidades. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Start Typing