Subtítulo: Relevância, Concisão e Simplicidade na Comunicação Empresarial
Autor: Normann Kestenbaum, pós-graduado em administração de empresas pela FGV. Sócio da Baumon, onde presta consultoria para grandes empresas.
Editora: Elsevier / Campus (2008).
Do que se trata: Comunicação empresarial. No popular, um pequeno (108 páginas) grande guia para todo tipo de conversa que rola em uma organização.
A quem se destina: Todo mundo. Claro, todo mundo que conviva de alguma forma em empresas e outros tipos de organizações.
Dê de presente para:
- Líderes e gerentes de projetos
- Analistas de Negócios
- Analistas de Sistemas
- Todos os chatos que não conseguem transmitir uma simples ideia em 5 minutos ou linhas
- CIO’s, gerentes e afins
Contra-indicações: Nenhuma.
Prós:
- Texto leve e agradável.
- Coerente – Conciso e objetivo.
- Bem fundamentado, apesar da curta bibliografia (apenas 9 títulos citados).
Contras:
- Como em praticamente todo título nacional, falta um índice remissivo.
- E alguns gráficos são muito ruins. Mereciam melhor trato.
Um trecho (escolhido aleatoriamente entre aqueles que destaquei com um marca-textos):
Outro ponto sobre a concisão que merece comentários é a percepção errônea de que apresentação é a parte mais importante de um encontrou ou o único elemento importante a preenchê-lo. Muitas vezes uma pessoa tem 30 minutos para fazer uma exibição, ocupa integralmente esse tempo e é obrigada a ir embora porque seu tempo expirou. E o que pensa o lado de lá? Quais são suas sugestões e contribuições? Para mim, é na troca de idéias que o encontro acontece de fato. Portanto a regra é ser o mais breve e objetivo possível na apresentação, de forma a deixar o máximo de espaço de tempo possível para uma saudável troca de ideías e opiniões.
Uma citação:
É importante ter distanciamento para olhar o jogo inteiro, uma visão panorâmica que permita traçar estratégias. Poucos conseguem virar esta chave.
Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez.
Uma piada:
Kestenbaum surrupiou o trecho a seguir de uma matéria da Exame (jul/2005), que por sua vez surrupiou o tema de “Por Que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas” (apresentado abaixo). Trata-se de um exemplo de como não falar nada usando muitas palavras:
Precisamos adotar as melhores práticas. Mas com foco no cliente? É claro! Sem isso perderíamos nossa vantagem competitiva, afetando o bottom line no longo prazo. Mas, se não nos alinharmos às stakeholders, vamos deixar de estar agregando valor ao negócio.
Trilha de estudo para quem quer mergulhar no tema:
- Por Que as Pessoas de Negócios falam como Idiotas
Brian Fugere, Chelsea Hardaway & Jon Warshawsky
Editora BestSeller (2007). - The Back of the Napkin – Solving Problems and Selling Ideas with Pictures
Dan Roam
Portfolio (2008).
Extensão: blog Digital Roam - Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery
Garr Reynolds
New Rider Press (2008).
Extensão: blog Presentation Zen
Prováveis extensões da trilha (ainda não lidas / testadas):
- Blink – A Decisão num Piscar de Olhos
Malcolm Gladwell
Rocco (2005). - Confessions of a Public Speaker
Scott Berkun
O’Reilly (2009).
Extensão: blog do autor.
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Observações:
- Como prometido, inicio aqui uma série de artigos sobre Biblioteca Básica e Trilhas de Estudos. Prometo a publicação de pelo menos uma trilha por mês.
- Os títulos citados na trilha ou como prováveis extensões merecerão artigos específicos. Só não seguirei uma ordem pré-fixada para não tornar a série muito chata ou repetitiva.
- As trilhas não são estáticas nem se pretendem fechadas. Qualquer sugestão será muito bem vinda. A única coisa que garanto é que só vou recomendar títulos que eu tenha lido e, quando for o caso, testado.