“Só a variedade absorve variedade.”
Variedade é a medida da complexidade. Precisamos ser complexos para saber viver e prosperar em um mundo cada vez mais complexo. Essa lei - a Lei de Ashby - vale pra gente, para os nossos times e organizações.
O que é complexo é integrado e diferente ao mesmo tempo.
"Um problema é uma lacuna no conhecimento que vale a pena, segundo se julga, ser preenchida." (Mario Bunge)
Habilidade é conhecimento aplicado e a melhor prova de uma habilidade bem criada é o problema que não existe mais.
Não podemos comprar, tatuar, emprestar nem decorar habilidades. Elas precisam ser desenvolvidas. Há conceitos e ferramentas a conhecer, movimentos a treinar e muito o que praticar. Nós gostamos disto, de aprender de verdade.
“Há prazer em descobrir coisas. Se você não está se divertindo é porque não está aprendendo.” (Richard Feynman). Não dependemos de jogos ou premiações para tornar esse processo agradável e desejável.
Nós precisamos de tempo, espaço e métodos para treinar. Não podemos dispensar um ambiente seguro para experimentar e errar. Entendemos que não vamos aprender sozinhos o que só um time é capaz de fazer. E reforçamos que é assim que uma organização aprende: através de seus times. Se o mundo lá fora anda cada vez mais complexo não nos resta alternativa que não seja o aumento da nossa própria complexidade. Porque só a variedade absorve variedade.