“Só a variedade absorve variedade.”

Variedade é a medida da complexidade. Precisamos ser complexos para saber viver e prosperar em um mundo cada vez mais complexo. Essa lei - a Lei de Ashby - vale pra gente, para os nossos times e organizações.

O que é complexo é integrado e diferente ao mesmo tempo. 

Aumentamos as nossas chances de integração na medida em que apresentamos diferenças que fazem diferença. Criamos diferenças quando desenvolvemos novas habilidades. Fazemos a diferença quando usamos nossas habilidades para solucionar problemas que muito incomodam a muita gente.
 
"Um problema é uma lacuna no conhecimento que vale a pena, segundo se julga, ser preenchida." (Mario Bunge)
 
Habilidade é conhecimento aplicado e a melhor prova de uma habilidade bem criada é o problema que não existe mais.

Não podemos comprar, tatuar, emprestar nem decorar habilidades. Elas precisam ser desenvolvidas. Há conceitos e ferramentas a conhecer, movimentos a treinar e muito o que praticar. Nós gostamos disto, de aprender de verdade.

“Há prazer em descobrir coisas. Se você não está se divertindo é porque não está aprendendo.” (Richard Feynman). Não dependemos de jogos ou premiações para tornar esse processo agradável e desejável.

Nós precisamos de tempo, espaço e métodos para treinar. Não podemos dispensar um ambiente seguro para experimentar e errar. Entendemos que não vamos aprender sozinhos o que só um time é capaz de fazer. E reforçamos que é assim que uma organização aprende: através de seus times. Se o mundo lá fora anda cada vez mais complexo não nos resta alternativa que não seja o aumento da nossa própria complexidade. Porque só a variedade absorve variedade.

O aprender de verdade tem quatro etapas e pede por duas atitudes: respeito aos fatos e humildade para aceitar novas ideias.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley 
  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque Pensar em Sistemas é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis. 

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

A Quinta Habilidade

Saber ler, escrever, fazer contas e aprender. Habilidades à prova do tempo e viabilizadoras de novos aprendizados. Qual deve ser a nossa quinta habilidade?

Programa

Saber Pensar em Sistemas – a 5ª habilidade essencial.

Esta aula é bem diferente. Ela tem dois encontros. O primeiro é essencialmente prático: uma demonstração da aplicação da Abordagem Sistêmica para a investigação e desenho de proposta de solução para um problema complexo. 

O segundo encontro é formado por um debate e uma breve apresentação das teorias que orientam tudo o que foi visto no encontro anterior.

Veja o programa completo.

Configuração

10 - 30 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Aguarde

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa

  • Imagens do Negócio
  • Modelos que dão o que pensar
  • Há ciência por trás dos bons modelos
  • VSM: O Modelo do Sistema Viável
  • Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
  • Adendos de luxo: Diagramas Causais
  • Ferramentas e modelos específicos
  • Princípios e padrões gerais

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, especifica nem elicita (sic). Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Referências

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