“Só a variedade absorve variedade”
Variedade é a medida da complexidade. Precisamos ser complexos para saber lidar e prosperar em um mundo cada vez mais complexo. Isso vale pra gente, nossos times e organizações.

O que é complexo se diferencia por fazer e para fazer parte.
O complexo é integrado e diferente ao mesmo tempo.
A integração vem da cooperação. Cooperação é uma troca onde todos se beneficiam. Cooperação é uma habilidade coletiva que depende de entendimento criativo e pensamento interdisciplinar e dialógico – sistêmico, sobretudo.
Estamos programados para cooperar.
Nos diferenciamos na medida em que criamos interesses, gostos, habilidades e hábitos que são nossos – só nossos. “Queremos um coldre cheio de habilidades, cada uma delas especialmente destinada a desempenhar determinado ato.”
aprendendo
Não dá para comprar, tatuar, emprestar nem decorar habilidades. Elas precisam ser desenvolvidas. Há conceitos e ferramentas a conhecer, movimentos a treinar, jogadas a ensaiar e muito o que praticar. Quando gostamos dessa experiência é sinal de que estamos em Estado de Fluxo:
Aquela atividade, qualquer que seja, é um fim em si mesma; As metas e objetivos são claros; Estamos concentrados; Nossas habilidades são desafiadas na medida certa – mas são desafiadas; O feedback é certo e constante; Não vemos o tempo passar.
O Fluxo ocorre toda vez que aprendemos algo de verdade. Estamos programados para gostar de aprender. “Se você não está se divertindo, não está aprendendo”.
Não dependemos de jogos ou premiações para tornar esse processo agradável e desejável.

sistema de aprendizagem
Para aprender de verdade há quatro condições: atenção, engajamento ativo, feedback e consolidação.
O aprender de verdade tem quatro etapas: experiência, reflexão, abstração e ação. Ou: descoberta, exploração, decisão e entrega.
O contexto indica os nomes mais adequados para esses momentos.
Caminha com tranquilidade por esses quadrantes quem tem a mentalidade que inibe os dois maiores inimigos da aprendizagem: o ego e o medo. É uma atitude que se apresenta em dois traços: respeito aos fatos e humildade para reconhecer e adotar ideias melhores.

