Oficinas oferecem o ambiente ideal e os métodos mais eficazes para a aprendizagem em equipe
APRENDENDO COMO TIME
Ninguém aprende sozinho aquilo que se executa em grupo. Nenhum time aprende direito se não tem espaço, tempo nem métodos para treinar e ensaiar.
Isso vale para times de futebol, bandas de música, equipes de negócios etc. A aprendizagem em equipe é uma habilidade da equipe. E não importa o quão notáveis sejam os talentos se eles não sabem ou não conseguem aprender em grupo.
A oficina é o ambiente ideal para a prática em equipe porque é segura. Os erros não têm nenhuma consequência que não seja a experiência adquirida. E a oficina é o melhor local porque não tem paredes. As interfaces e interdependências entre pessoas e times ficam mais nítidas, o que facilita e enriquece diálogos.
A aprendizagem em equipe pode ser difícil. Não buscamos uma simples equalização de conhecimentos – não queremos um time de goleiros. Todo bom time é multidisciplinar e diversificado. Aproveitar as diferenças ao mesmo tempo em que aumentamos a integração das equipes é o nosso maior objetivo.
As oficinas são desenhadas para que os times desenvolvam habilidades específicas – competências que só existem em equipes. Utilizando casos e projetos reais como base para todas as atividades. E o melhor conjunto de ferramentas para facilitar os exercícios.
ENCONTRANDO TEMPO
A falta de tempo para treinar é só mais uma prova de que o time tem muito o que aprender.
Oficinas podem ser desenhadas de forma a incentivar esse hábito coletivo sem incomodar muita gente. Dois ou três encontros semanais com 90 minutos de duração não quebram ninguém. E podem render muito.
É recomendado que os encontros ocorram na primeira hora, antes de qualquer compromisso. A duração fixa de 90’ facilita o ajuste de agendas e a criação do hábito.
Uma entrega a cada encontro. Um capítulo por semana. Um tema para cada oficina. Objetivos claros e participação voluntária garantem diálogos construtivos e saudáveis.