Autor: Dan Roam é presidente da Digital Roam Inc., empresa que consultoria que já atendeu clientes como Google, eBay, GE, Boeing e Wal-Mart. Seu método já foi apresentado no Senado dos EUA e em canais de TV como CNN, MSNBC e Fox News, dentre outros.
Editora: Portfolio (EUA, 2008).
Do que se Trata: “Resolver problemas e vender ideias com figuras” (subtítulo do livro). Roam apresenta o Pensamento Visual, um método que se baseia na seguinte premissa: uma imagem vale mais que mil palavras. Aprendemos aqui que a imagem certa vale bem mais que mil palavras.
A quem se destina: Todo mundo que resolva problemas e / ou venda ideias.
Dê de presente para:
- Analistas de Negócios e de Sistemas
- Líderes de Projetos
- Desenvolvedores
- Executivos
- Seu colega que fala e / ou escreve demais.
Contra-indicações: Nenhuma. E Roam prova que todo mundo pode aprender a desenhar.
Prós:
- Leitura fácil e muito agradável.
- Roam é muito didático. E os exemplos utilizados são bons.
- A diagramação esperta evita idas e vindas.
Contras:
- A base da neurobiologia, relevante que é, não deveria estar no apêndice. O autor nos convida a visitá-lo várias vezes no início do livro. Aceite o convite.
- Os exemplos são bons mas poucos. Por isso o autor se apressou em lançar um complemento, “Unfolding the Napkin” (mais sobre ele abaixo).
- Quem já tem o costume de desenhar para entender ou explicar pode achar o livro meio “basicão”. Mas, inexplicavelmente, anda raro encontrar pessoas com tal hábito. Mais difícil ainda é encontrar quem o faça de maneira sistemática, amparado por um método consistente.
Apresentação / Complementos:
- Blog do autor
- Found in Translation: The Case for Pictures in Business
- Vídeo com apresentação do livro pelo próprio autor. (5 min.)
Trilha de Estudo:
- Obrigado pela Informação que Você NÃO me Deu!
Normann Kestenbaum – Campus / Elsevier (2008).
Apresentado anteriormente na biblioteca do finito. - Unfolding the Napkin
Dan Roam – Portfolio (2009).
Um método “hands-on” – um workshop de 4 dias com vários exemplos e exercícios. Complemento obrigatório de “The Back of the Napkin”. - Business Modeling with UML
Hans-Erik Eriksson e Magnus Penker – Wiley (2000).
Aqui pisamos em solo pedregoso. Livro indicado apenas para quem quer megulhar de cabeça no uso da UML para a modelagem de negócios. Para analistas de negócios, considero um caminho inevitável. É interessante notar que, a exemplo do que acontece no FAN, o método de Dan Roam facilita bastante esta viagem. Dois artigos de minha autoria mostram um pouco deste ‘casamento’:
Modelagem de Negócios: Uma Sugestão
Modelagem de Negócios: Os Diagramas - Business Modeling – A Practical Guide to Realizing Business Value
David M. Bridgeland e Ron Zahavi. Morgan-Kaufmann (2009).
Citado anteriormente por aqui. Não concordo nem um pouquinho com as sugestões dos dois autores: 4 linguagens ou padrões de notação diferentes para cada aspecto do negócio (BPMN se encaixa aqui). Prefiro o uso de uma única língua, UML. Mas preciso dizer que é um caminho alternativo para analistas de negócios e afins.
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PS: Eu prometi uma trilha por mês. E falhei em abril. Portanto, aguardem outra entrada em nossa Biblioteca ainda em maio.