OPS!Oficina de Pensamento Sistêmico

pense bem

O conhecimento que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda.¹

As diversas crises que se entrelaçam e nos desafiam indicam que o nosso jeito tradicional de pensar e lidar com problemas não funciona mais. Nossas soluções vivem criando novos problemas. Nossas invenções estão cada vez mais difíceis de entender e controlar.

O Pensamento Sistêmico não é a melhor ideia de todos os tempos da última semana. Não é um modismo nem a #hashtag da hora. Ele está conosco há muito tempo e segue em evolução. Porque representa o exato contraponto e um complemento ideal ao jeito linear, imediatista e reducionista de pensar.

A OPS! foi desenhada para tirar o máximo das interações online e favorecer a melhor maneira de se aprender a pensar em sistemas: na prática e em grupo.

Para os profissionais, é uma chance única de desenvolver habilidades cada vez mais necessárias e valorizadas.

Para times e empresas, a OPS! oferece o espaço, o tempo e principalmente o jeito de aprender que pode colocar suas soluções em outro patamar em termos de eficácia, sustentabilidade e eficiência.

configuração

Deep learning desenhado pra gente

Gente curiosa e otimista. Profissionais que desconfiam que deve haver um jeito melhor para lidar com problemas, crises, conflitos e bagunças. Spoiler: há!

24 horas distribuídas em dezesseis encontros. Serão dois encontros de 90 minutos por semana. Dois meses de oficina que se encaixam bem na sua agenda.

Sempre online e ao vivo, com atividades executadas através de ferramentas de modelagem de última geração (Plectica, Miro e Kumu, dentre outras).

programa

A OPS! é um sistema

Um sistema guiado por desafios, com laços semanais de feedback e toda a variedade que o tema requer. O programa abaixo apresenta a seguinte estrutura:

  • Desafio: o tema que amarra e dá sentido às atividades da semana
  • Objetivos: o que nós vamos aprender naquela semana
  • Conceitos: os principais conceitos abordados
  • Leitura: capítulo do livro Pensando em Sistemas, de Donella Meadows (Sextante, 2022), que vai enriquecer nossos debates²

Objetivos:

  • Descobrir as diferenças entre a abordagem sistêmica e as abordagens tradicionais
  • Entender a linguagem básica dos sistemas
  • Aprender a desenhar diagramas causais e diagramas estoque-fluxo

Conceitos:

  • Pensar em Sistemas
  • Feedback e laços causais
  • Estoques, fluxos e atrasos

Leitura: Capítulo 1 – Fundamentos

Objetivos:

  • Contar a história de um sistema
  • Descobrir variáveis, indicadores e limites
  • Projetar cenários e destacar oportunidades e riscos

Conceitos:

  • Emergência
  • Balanceamento e reforço, equilíbrio e a beira do caos

Leitura: Capítulo 2 – Uma breve visita ao zoológico de sistemas

Objetivos:

  • Identificar e testar as fronteiras de um sistema
  • Conhecer e mapear as pessoas envolvidas

Conceitos:

  • Ambiente e Fronteiras
  • Perspectivas

Leitura: Capítulo 3 – Por que os sistemas funcionam tão bem

Objetivos:

  • Mapear a estrutura do sistema
  • Avaliar como a estrutura determina o comportamento do sistema e das pessoas
  • Modelar os fluxos de informação

Conceitos:

  • Hierarquias, redes, recursões, silos e panelinhas
  • Auto-organização
  • Resiliência, antifragilidade e ultraestabilidade

Leitura: Capítulo 4 – Por que os sistemas nos surpreendem

Objetivos:

  • Mapear e validar as intenções, funções e interpretações acerca delas
  • Identificar as externalidades, efeitos colaterais e contradições do sistema

Conceitos:

  • Propósito e funções
  • Emergência (cont.)

Leitura: Capítulo 5 – Armadilhas e oportunidades dos sistemas

Objetivos:

  • Conhecer e testar os 12 pontos de alavancagem – pontos de intervenção em um sistema

Conceitos:

  • Mudanças
  • Gestão de conflitos
  • 12 pontos de intervenção e 6 regras simples

Leitura: Capítulo 6 – Pontos de alavancagem – lugares para intervir em um sistema

Objetivos:

  • Conhecer formas de uso do pensamento sistêmico
  • Avaliar oportunidades de uso da abordagem sistêmica
  • Montar um kit sistêmico de ferramentas

Conceitos:

  • Metodologias, métodos e ferramentas
  • Modelos

Leitura: Capítulo 7 – Vivendo em um mundo de sistemas

facilitadores

Paulo lançou este finito há quase vinte anos. Depois de um bom tempo atuando como gerente de projetos e produtos em empresas mais ou menos legais de São Paulo. Antes ainda, em algum lugar entre a Mutuca e Varginha, descobriu que a Análise de Sistemas que ele conhecia, centrada em software, era um vagão muito miudinho de um belo e imenso trem chamado PENSAMENTO SISTÊMICO. Por um tempo, levado pelos ventos do mercado, empacotou parte dessas ideias como Análise de Negócios. Agora, em outra aposta segura, volta a falar sobre sistemas sem medo da confusão. 

Diego é engenheiro eletricista formado pela UNESP-Bauru e mestre em engenharia de sistemas pela POLI-USP, começou estudando sistemas sem saber que estava estudando sistemas, e agora desenha sistemas dentro de sistemas para construir sistemas de sistemas que interagem com outros sistemas. Também é fascinado por temas de sociologia e ecologia, e acredita que é possível usar tecnologia para construir mundos equilibrados onde as pessoas têm tempo livre, ao invés de tecnologias que escravizam pessoas oferecendo microdoses de dopamina enquanto elas descansam para começar a trabalhar no dia seguinte.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley 
  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque Pensar em Sistemas é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis. 

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Pensar em Sistemas

Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda, ensinou Einstein.

Programa

  • Afinal, o que significa Pensar em Sistemas
  • O valor prático desse jeito de pensar e agir
  • Propósito, função e as mentiras que vemos por aí
  • Desenhando fronteiras e descobrindo níveis de estudo
  • Entendendo e modelando o comportamento de um sistema
  • Modelando e entendendo a estrutura de um sistema
  • A história e os prováveis futuros de um sistema
  • Perspectivas: valor, propósito e beleza estão nos olhos de quem vê
  • Modelos mentais, arquétipos e uma possível gramática
  • Metodologias, métodos e ferramentas

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa

  • Imagens do Negócio
  • Modelos que dão o que pensar
  • Há ciência por trás dos bons modelos
  • VSM: O Modelo do Sistema Viável
  • Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
  • Adendos de luxo: Diagramas Causais
  • Ferramentas e modelos específicos
  • Princípios e padrões gerais

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, especifica nem elicita (sic). Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Start Typing