OPS!Oficina de Pensamento Sistêmico

pense bem

O conhecimento que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda.¹

As diversas crises que se entrelaçam e nos desafiam indicam que o nosso jeito tradicional de pensar e lidar com problemas não funciona mais. Nossas soluções vivem criando novos problemas. Nossas invenções estão cada vez mais difíceis de entender e controlar.

O Pensamento Sistêmico não é a melhor ideia de todos os tempos da última semana. Não é um modismo nem a #hashtag da hora. Ele está conosco há muito tempo e segue em evolução. Porque representa o exato contraponto e um complemento ideal ao jeito linear, imediatista e reducionista de pensar.

A OPS! foi desenhada para tirar o máximo das interações online e favorecer a melhor maneira de se aprender a pensar em sistemas: na prática e em grupo.

Para os profissionais, é uma chance única de desenvolver habilidades cada vez mais necessárias e valorizadas.

Para times e empresas, a OPS! oferece o espaço, o tempo e principalmente o jeito de aprender que pode colocar suas soluções em outro patamar em termos de eficácia, sustentabilidade e eficiência.

configuração

Deep learning desenhado pra gente

Gente curiosa e otimista. Profissionais que desconfiam que deve haver um jeito melhor para lidar com problemas, crises, conflitos e bagunças. Spoiler: há!

24 horas distribuídas em dezesseis encontros. Serão dois encontros de 90 minutos por semana. Dois meses de oficina que se encaixam bem na sua agenda.

Sempre online e ao vivo, com atividades executadas através de ferramentas de modelagem de última geração (Plectica, Miro e Kumu, dentre outras).

programa

A OPS! é um sistema

Um sistema guiado por desafios, com laços semanais de feedback e toda a variedade que o tema requer. O programa abaixo apresenta a seguinte estrutura:

  • Desafio: o tema que amarra e dá sentido às atividades da semana
  • Objetivos: o que nós vamos aprender naquela semana
  • Conceitos: os principais conceitos abordados
  • Leitura: capítulo do livro Pensando em Sistemas, de Donella Meadows (Sextante, 2022), que vai enriquecer nossos debates²

DESAFIO #1: Comparar os nossos jeitos de pensar

Objetivos:

  • Descobrir as diferenças entre a abordagem sistêmica e as abordagens tradicionais
  • Entender a linguagem básica dos sistemas
  • Aprender a desenhar diagramas causais e diagramas estoque-fluxo

Conceitos:

  • Pensar em Sistemas
  • Feedback e laços causais
  • Estoques, fluxos e atrasos

Leitura: Capítulo 1 – Fundamentos

DESAFIO #2: Investigar o comportamento de um sistema

Objetivos:

  • Contar a história de um sistema
  • Descobrir variáveis, indicadores e limites
  • Projetar cenários e destacar oportunidades e riscos

Conceitos:

  • Emergência
  • Balanceamento e reforço, equilíbrio e a beira do caos

Leitura: Capítulo 2 – Uma breve visita ao zoológico de sistemas

DESAFIO #3: Entender como o sistema é visto de fora

Objetivos:

  • Identificar e testar as fronteiras de um sistema
  • Conhecer e mapear as pessoas envolvidas

Conceitos:

  • Ambiente e Fronteiras
  • Perspectivas

Leitura: Capítulo 3 – Por que os sistemas funcionam tão bem

DESAFIO #4: Entender como o sistema se estrutura e é visto de dentro

Objetivos:

  • Mapear a estrutura do sistema
  • Avaliar como a estrutura determina o comportamento do sistema e das pessoas
  • Modelar os fluxos de informação

Conceitos:

  • Hierarquias, redes, recursões, silos e panelinhas
  • Auto-organização
  • Resiliência, antifragilidade e ultraestabilidade

Leitura: Capítulo 4 – Por que os sistemas nos surpreendem

DESAFIO #5: Modelar e validar os propósitos e funções do sistema

Objetivos:

  • Mapear e validar as intenções, funções e interpretações acerca delas
  • Identificar as externalidades, efeitos colaterais e contradições do sistema

Conceitos:

  • Propósito e funções
  • Emergência (cont.)

Leitura: Capítulo 5 – Armadilhas e oportunidades dos sistemas

DESAFIO #6: Mudar o Sistema

Objetivos:

  • Conhecer e testar os 12 pontos de alavancagem – pontos de intervenção em um sistema

Conceitos:

  • Mudanças
  • Gestão de conflitos
  • 12 pontos de intervenção e 6 regras simples

Leitura: Capítulo 6 – Pontos de alavancagem – lugares para intervir em um sistema

DESAFIO #7: Desenvolver a Abordagem Sistêmica

Objetivos:

  • Conhecer formas de uso do pensamento sistêmico
  • Avaliar oportunidades de uso da abordagem sistêmica
  • Montar um kit sistêmico de ferramentas

Conceitos:

  • Metodologias, métodos e ferramentas
  • Modelos

Leitura: Capítulo 7 – Vivendo em um mundo de sistemas

facilitadores

Paulo Vasconcellos

Analista de sistemas das antigas.

Paulo lançou este finito há quase vinte anos. Depois de um bom tempo atuando como gerente de projetos e produtos em empresas mais ou menos legais de São Paulo. Antes ainda, em algum lugar entre a Mutuca e Varginha, descobriu que a Análise de Sistemas que ele conhecia, centrada em software, era um vagão muito miudinho de um belo e imenso trem chamado PENSAMENTO SISTÊMICO. Por um tempo, levado pelos ventos do mercado, empacotou parte dessas ideias como Análise de Negócios. Agora, em outra aposta segura, volta a falar sobre sistemas sem medo da confusão.

Diego Guerreiro

Engenheiro de sistemas modernos.

Diego é engenheiro eletricista formado pela UNESP-Bauru e mestre em engenharia de sistemas pela POLI-USP, começou estudando sistemas sem saber que estava estudando sistemas, e agora desenha sistemas dentro de sistemas para construir sistemas de sistemas que interagem com outros sistemas. Também é fascinado por temas de sociologia e ecologia, e acredita que é possível usar tecnologia para construir mundos equilibrados onde as pessoas têm tempo livre, ao invés de tecnologias que escravizam pessoas oferecendo microdoses de dopamina enquanto elas descansam para começar a trabalhar no dia seguinte.

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley 
  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque Pensar em Sistemas é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis. 

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

A Quinta Habilidade

Saber ler, escrever, fazer contas e aprender. Habilidades à prova do tempo e viabilizadoras de novos aprendizados. Qual deve ser a nossa quinta habilidade?

Programa

Saber Pensar em Sistemas – a 5ª habilidade essencial.

Esta aula é bem diferente. Ela tem dois encontros. O primeiro é essencialmente prático: uma demonstração da aplicação da Abordagem Sistêmica para a investigação e desenho de proposta de solução para um problema complexo. 

O segundo encontro é formado por um debate e uma breve apresentação das teorias que orientam tudo o que foi visto no encontro anterior.

Veja o programa completo.

Configuração

10 - 30 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Aguarde

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa

  • Imagens do Negócio
  • Modelos que dão o que pensar
  • Há ciência por trás dos bons modelos
  • VSM: O Modelo do Sistema Viável
  • Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
  • Adendos de luxo: Diagramas Causais
  • Ferramentas e modelos específicos
  • Princípios e padrões gerais

configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, especifica nem elicita (sic). Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

4 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

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