Capa
Desafios
Aulas
Oficinas
Escritos
Contato
Toggle search modal
Toggle side area
Toggle side area
Open Menu
Capa
Desafios
Aulas
Oficinas
Escritos
Contato
General
Maybe you should check again your spelling.
This is not the page you are looking for...
Close
Oficina de Negócios
Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças.
use esta oficina para
Explorar e desenhar estratégias utilizando Mapas de Wardley
Descobrir oportunidades de melhorias em processos
Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
Praticar e testar ideias e ferramentas
Confirmar a viabilidade de uma mudança
Enriquecer o processo de
on-boarding
Aumentar a integração entre equipes
CONFIGURAÇÃO
5 ~ 30 participantes
12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses
Online / Presencial / Híbrido
Close
Oficina de Produtos
Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.
use esta oficina para
Desenhar um novo produto ou serviço
Posicionar produto ou portfólio em um Mapa de Wardley
Redesenhar uma oferta
Desenvolver, testar e comparar protótipos
Testar ideias e alternativas com clientes e usuários
configuração
5 ~ 30 participantes
12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas
Online / Presencial / Híbrido
Close
Oficina de Sistemas
Porque
Pensar em Sistemas
é uma habilidade coletiva cujo desenvolvimento depende de variedade, espaço, boas cabeças e problemas terríveis.
use esta oficina para
Começar a
Pensar em Sistemas
do melhor jeito possível: na prática e em grupo
Experimentar ideias, métodos e ferramentas
Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais
configuração
5 ~ 20 participantes
24 horas / 2 meses
Online
Close
Referências
Lei de Ashby
(ou Lei da Variedade Requerida)
The Evolving Self
(Mihaly Csikszentmihalyi, 1993/2018)
Juntos
(Richard Sennett, 2021)
This View of Life
(David Sloan Wilson, 2020)
A Evolução Improvável
(William Von Hippel, 2018)
Flow
(Mihaly Csikszentmihalyi, 1990/2020)
Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman!
(Richard Feynman, 2019)
É assim que Aprendemos
(Stanislas Dehaene, 2022)
fs.blog
Humility is the new smart
(Edward D. Hess et al)
The Scientific Attitude
(Lee McIntyre, 2020)
Close
Saber Aprender
Não há habilidade mais importante.
programa
Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
O sistema operacional essencial
É assim que aprendemos
A T E N Ç Ã O …
… e os outros 3 pilares da aprendizagem
A necessidade de memórias externas
A organização de tudo
A urgência da administração do tempo
A concorrência das inteligências sem vida
O teste de Feynman: Você está se divertindo?
configuração
10 - 20 participantes
4 encontros de 90 minutos
Online e ao vivo
agenda
Aguarde
Close
Saber Aprender em Equipe
Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?
programa
Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
É assim que aprendemos (em equipe)
A prática e o ensaio
Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
Sobre o trabalho em pares, líberos, o
coach
sobrecarregado e o centro-avante recuado
A necessidade de
retros
e
reviews
. Há?
Recebendo novos colegas: o
onboarding
ideal
Team Syntegrity:
a evolução do debate
configuração
10 - 20 participantes
4 encontros de 90 minutos
Online e ao vivo
agenda
Aguarde
Close
Pensar em Sistemas
Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda
, ensinou Einstein.
Programa
Afinal, o que significa
Pensar em Sistemas
O valor prático desse jeito de pensar e agir
Propósito, função e as mentiras que vemos por aí
Desenhando fronteiras e descobrindo níveis de estudo
Entendendo e modelando o comportamento de um sistema
Modelando e entendendo a estrutura de um sistema
A história e os prováveis futuros de um sistema
Perspectivas: valor, propósito e beleza estão nos olhos de quem vê
Modelos mentais, arquétipos e uma possível gramática
Metodologias, métodos e ferramentas
Configuração
10 - 20 participantes
4 encontros de 90 minutos
Online e ao vivo
Agenda
Aguarde!
Close
Modelar Negócios
Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.
programa
Imagens do Negócio
Modelos que dão o que pensar
Há ciência por trás dos bons modelos
VSM: O Modelo do Sistema Viável
Mapas de Wardley: a estratégia como ela é
Adendos de luxo: Diagramas Causais
Ferramentas e modelos específicos
Princípios e padrões gerais
configuração
10 - 20 participantes
4 encontros de 90 minutos
Online e ao vivo
agenda
Aguarde
Close
Desenvolver Histórias
História não se coleta, levanta, especifica nem
elicita
(sic)
. Nós descobrimos e contamos histórias. Nós exploramos formas de realizá-las. Conversando.
Programa
Era uma vez… uma
user story
mal contada
Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
A história escrita é só um convite e um simples
souvenir
… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
User Stories, Job Stories, Value Stories
e outros casos
Para dar sentido às histórias: Bússolas
Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas
* Robert "Uncle Bob" Martin
(Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020)
.
Configuração
10 - 20 participantes
4 encontros de 90 minutos
Online e ao vivo
Close
Start Typing
Search for ...
Close