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finito é o nome de fantasia, laboratório, oficina e vitrine para as ideias de Paulo F. Vasconcellos. Foi lançado em 2004 para a elaboração e divulgação da palestra “Aprendizado Inter-Projetos”. Ficou um tanto mais conhecido por causa do trabalho voltado para a Formação de Analistas de Negócios (FAN).

Dá para aprender muita coisa depois de tanto tempo ensinando. O suficiente para colocar o sarrafo dois dedos acima e propor um Sistema de Aprendizagem com duas funções principais: i) Melhorar o seu time; e ii) Tirar o melhor dele. Sobretudo.

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150 150 admin

Oficina de Negócios

Para o seu time validar ideias, experimentar ferramentas e ensaiar mudanças. 

use esta oficina para

  • Descobrir oportunidades de melhorias em processos
  • Desenhar ou redesenhar sistemas de informação
  • Praticar e testar ideias e ferramentas
  • Confirmar a viabilidade de uma mudança
  • Enriquecer o processo de on-boarding
  • Aumentar a integração entre equipes

CONFIGURAÇÃO

5 ~ 30 participantes

12 ~ 48 horas / 1 ~ 4 meses

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Produtos

Porque você precisa saber o que fazer com as boas ideias e com os produtos e serviços que podem render mais.

use esta oficina para

  • Desenhar um novo produto ou serviço
  • Redesenhar uma oferta
  • Desenvolver, testar e comparar protótipos
  • Testar ideias e alternativas com clientes e usuários

configuração

5 ~ 30 participantes

12 ~ 24 horas / 2 ~ 4 semanas

Online / Presencial / Híbrido

Oficina de Sistemas

Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça. - Einstein

use esta oficina para

  • Começar a Pensar em Sistemas do melhor jeito possível: na prática e em grupo
  • Experimentar ideias, métodos e ferramentas
  • Aperfeiçoar habilidades de investigação e análise
  • Conhecer novas ferramentas e técnicas de modelagem
  • Testar o pensamento sistêmico da melhor maneira possível: investigando problemas reais

configuração

5 ~ 20 participantes

24 horas / 2 meses

Online

Referências

Saber Aprender

Não há habilidade mais importante.

programa

  • Um hardware extraordinário: o nosso cérebro
  • O sistema operacional essencial
  • É assim que aprendemos
  • A T E N Ç Ã O …
  • … e os outros 3 pilares da aprendizagem
  • A necessidade de memórias externas
  • A organização de tudo
  • A urgência da administração do tempo
  • A concorrência das inteligências sem vida
  • O teste de Feynman: Você está se divertindo?

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Turma aberta em Fevereiro

Saber Aprender em Equipe

Times de futebol treinam. Corais e bandas de rock ensaiam. E as equipes de negócios, onde, quando e como aprendem?

programa

  • Comunidades de prática, projetos, guildas e panelinhas: por que nunca são suficientes e raramente são eficazes
  • É assim que aprendemos (em equipe)
  • A prática e o ensaio
  • Topologias de times e o que isso tem a ver com a aprendizagem organizacional
  • Sobre o trabalho em pares, líberos, o coach sobrecarregado e o centro-avante recuado 
  • A necessidade de retros e reviews. Há?
  • Recebendo novos colegas: o onboarding ideal
  • Team Syntegrity: a evolução do debate

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Pensar em Sistemas

Porque a mentalidade que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos livrar dessa bagunça toda, ensinou Einstein.

Programa

  • Afinal, o que é Pensar em Sistemas*?
  • Para que serve esse jeito de pensar e agir?
  • Aonde eu posso aplicá-lo?
  • Como?
  • Quais são as principais propostas, metodologias e ferramentas?
  • Quem disse?
  • Por onde eu começo?

* Spoiler: não há nada de esotérico, místico ou quântico. Podes crer!

Configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

Agenda

Modelar Negócios

Todo bom modelo inspira e organiza conversas. Todo bom modelo provoca boas ideias. Todo bom negócio pede por bons modelos, ideias e conversas.

programa: bons modelos para

  • Enxergar o negócio e seu ambiente
  • Estudar os clientes e outras partes interessadas
  • Desenhar produtos e serviços
  • Entender o que o seu pessoal faz
  • Descobrir oportunidades de melhorias e saber aproveitá-las
  • Contar histórias e explorar novas ideias

configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

agenda

Aguarde

Desenvolver Histórias

História não se coleta, levanta, documenta nem elicita (sic). Nós descobrimos histórias e exploramos possibilidades. Conversando.

Programa

  • Era uma vez… uma user story mal contada
  • Saber o quanto antes o quão ferrados estamos*
  • Cada conversa leva a uma história que puxa outra conversa
  • A história escrita é só um convite e um simples souvenir… (O que não nos dá licença para escrever qualquer coisa)
  • User Stories, Job Stories, Value Stories e outros casos
  • Para dar sentido às histórias: Bússolas
  • Para colocar ordem nas histórias: Mapas e roteiros
  • Para saber o quanto antes o quão ferrados estamos: entregas e mais conversas

* Robert "Uncle Bob" Martin (Desenvolvimento Ágil Limpo, 2020).

Configuração

10 - 20 participantes

2 encontros de 90 minutos

Online e ao vivo

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